29 de out. de 2007

Selecionando cores idênticas no Illustrator

Imagine você apresentando para um cliente sua ilustração super-ultra-rebuscada, que você demorou três dias e três noites para finalizar. Então ele olha... olha denovo... pensa... e fala: "Vamos trocar a cor do contorno!" o_0

Na hora você lembra de todas as linhas, curvas e contra-curvas de sua ilustração. Se você já está usando o Adobe Illustrator com layers, ótimo. Fecha o cadeado de todas as outras layers do seu arquivo, seleciona todo o contorno (Command+A) e muda a cor.
No Corel você não pode usar layers... Ok! Você pode usar. Mas vai te dar muuuita dor de cabeça =)

O que vamos ver aqui é um jeito mais fácil de fazer a seleção automática de todos os objetos idênticos do arquivo, e mudar a cor com apenas um (ou dois) clique.

Vamos aos fatos: Temos uma ilustração super-ultra-rebuscada que precisamos mudar a cor de todo o contorno, só porque o cliente não gostou do azul-acinzentado que você escolheu (eu costumo usar essa ferramenta para separar cores para o processo serigráfico). No exemplo vamos usar algumas bolinhas coloridas, ok?! =)

• No Corel Draw, você vai no menu Edit > Find And Replace > Replace Objects, abrirá uma caixa com várias opções. Você escolhe "Replace a color" (pois estamos trabalhando com substituição de cores, mas depois você pode estudar cada opção) e clica em "Next". Depois, escolhe na caixa de cores a cor que você quer substituir e a nova cor.
No nosso caso, eu quero substituir a cor vinho pela laranjada... depois você clica em "Finish" e pronto! A nova cor estará lá... Mas é bom saber que essa ferramenta do Corel Draw é um tanto problemática, em cores CMYK com porcentagens quebradas (tipo: C=23 M=98 Y=65 K=07) ele não entende... e simplesmente vai te ignorar. =/





• No Illustrator, você seleciona no seu arquivo a cor que quer substituir, vai no menu Select > Same > Fill Color e... Pronto! Como num passe de mágica, todos os objetos com a cor idêntica à que você selecionou, serão selecionados, então basta escolher a nova cor (no nosso caso laranjada).





Muito simples não? Eu ainda criei um atalho usando "Action", basta clicar na tecla F1 para ter todos os objetos idênticos selecionados, mas sobre as "Actions" do Illustrator conversamos outra hora.

Ah!... é lógico, você também pode usar a "varinha mágica" do Illustrator para fazer essa operação, mas meu tutorial precisava ter mais que duas linhas, não é?! ;)

-------
Envie suas dúvidas para corel2illustrator@gmail.com
-------

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola,


gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa, com certeza vai ajudar a muitos.

Eu uso o illustrator (CS3) e estou com uma dúvida, se vc puder me ajudar, é possível eu exportar layers em um único arquivo pdf?

Obrigado.

Ps: Eu postei esse mesmo post no seu primeiro post, malz.

Rogério Campos disse...

Oi Higor, bom dia.

Infelizmente o illustrator não trabalha com múltiplas páginas... Mas estou preparando um pequeno tutorial sobre exportar múltiplas páginas em PDF.

Coloco aqui amanahã =)

Anônimo disse...

Oi!
é só para te dar os parabéns pelo blogg, já trabalho com corel há muitos anos, e estou a começar agora a trabalhar com o illustrator e é mt bom ter a comparação!

Valeu e continua assim :)

Anônimo disse...

Cara, seu blog ficou show! Você vai ter que fazer um layout novo para o meu blog. rs

Parabéns!

Blude disse...

Essa dica já me salvou muito tempo! ;D

Natalie disse...

A dica me ajudou muito! Obrigada!